28ª FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO: RECICLAR, REUTILIZAR E REDUZIR

O Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (CAPE) realiza, de 5 a 10 de dezembro de 2017, a 28ª Feira Nacional de Artesanato (FNA). Com o objetivo de reduzir ao máximo os possíveis impactos ambientais, a FNA propõe a produção artesanal sustentável como forma de desestimular o consumo exagerado e impulsionar, de forma criativa, o processo de transformação social, econômico e ambiental. 

Criar peças artísticas a partir de materiais que iriam para o lixo é uma prática que pode oferecer oportunidades para a geração de renda. Garrafas “pet”, latas de alumínio, jornais, recipientes de vidro, coadores de papel, lacres de alumínio, embalagens de papelão e “tetra-pac”, assim como inúmeros outros materiais, são referências para a produção artesanal a baixo custo e podem transformar o que era visto como descartável em peças decorativas com design diferenciado.

Engaje-se e faça parte deste evento que é considerado o maior do gênero da América Latina!

Durante o ano, apresentaremos as novidades já acordadas com nossos patrocinadores. Aguarde!

 

 

Histórias de sucesso marcam a 27ª edição da Feira Nacional de Artesanato 

Somente nos seis dias do evento, 70% dos stands para a próxima edição foram vendidos

 

fna

      A 27ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) alcançou resultados expressivos, mesmo com a crise que atinge a economia do Brasil e reduz a renda dos brasileiros. Os negócios realizados nos seis dias de evento (de 6 a 11 de dezembro) representaram um movimento financeiro de cerca de R$ 62 milhões e o público visitante chegou à marca de 160 mil pessoas. O bom desempenho da feira pode ser medido pelo alto índice de comercialização de stands para o próximo ano. Somente durante o evento, 70% dos stands da 27ª FNA, que será realizada de 5 a 10 de dezembro de 2017, foram vendidos. 
     

Adriano Luiz Mathias, fabricante da Bom Doce de Saquarema, que ocupou um dos stands no Grande Pavilhão, é um dos expositores que se surpreendeu com o escoamento da produção durante os seis dias de evento. O stand, especializado na produção de doces artesanais, faturou com as vendas, até o penúltimo dia de evento, 10 vezes o valor investido com a participação. “A relação custo-benefício é inquestionável, já fiz minha reserva e ano que vem estarei aqui de novo! ”. 

      

Merecem destaque, também, as vendas realizadas pelos participantes do espaço Meu Primeiro Evento. Durante a 27ª edição, foi possível conhecer histórias de artesãos que, diante do desemprego, optaram pela produção artesanal como uma alternativa de renda. Entre as centenas de estandes, a organização conheceu a Gabriela Oliveira, 26 anos, que era trocadora de ônibus e ao ficar desempregada, no início deste ano, começou a produzir chinelos personalizados – ela procurou técnicas na internet, comprou o maquinário necessário e hoje vive, exclusivamente, da produção artesanal.

Já Victor Conde, 59 anos, artesão participante no espaço Meu Primeiro Evento, encontrou no artesanato uma oportunidade para promover mudanças. Desempregado há 3 anos e sem perspectiva de voltar ao mercado, decidiu se dedicar às peças de madeira e viu na Feira Nacional de Artesanato uma oportunidade para apresentar o produto. Ele trouxe um estoque de 150 peças – bandejas, porta-chaves, abajures – desenvolvidas artesanalmente. A originalidade das peças conquistou o público já no início da feira, no dia exclusivo para lojistas: a primeira cliente que passou pelo stand, uma empresária goiana dona de uma cadeia de lojas no Estado, já queria levar todo o estoque, mas se contentou com metade, diante da promessa do artesão de encaminhar o restante logo que terminasse o evento. E os pedidos foram se sucedendo. Como resultado da participação na feira, Victor ampliou suas encomendas e cartela de contatos.


As histórias de sucesso, aliás, marcaram a última edição do evento.
A Escola Móvel e a Cozinha Brasil, dois grandes projetos do Sistema FIEMG, surpreenderam o público que visitou a FNA durante os 6 dias de evento. Os programas, que já têm notável alcance social, preencheram, com facilidade, todas as vagas para as aulas ministradas por nutricionistas especializados em alimentação saudável e sustentável. Através dessa oportunidade, os visitantes do evento aprenderam, de forma descomplicada, a usar os alimentos em sua integralidade e ainda puderam degustar as receitas preparadas durante a aula.


Já o Rotaract Clube de Belo Horizonte, um dos parceiros da última edição, arrecadou, durante os 6 dias de evento, mais de 300 brinquedos que foram oferecidos em troca de ingressos para a feira. Os jovens entre 18 e 30 anos, participantes do programa, foram responsáveis por receber, higienizar, embalar e catalogar os brinquedos que serão distribuídos em creches de Belo Horizonte e região metropolitana.

Notícias

16 Janeiro, 2017 (Segunda)

No Natal da crise, a FNA é a oportunidade para encontrar presentes

in Notícias
Fonte: Jornal O Tempo Leia mais..
16 Janeiro, 2017 (Segunda)

27ª Feira Nacional de Artesanato começa nesta terça-feira em Belo Horizonte

A Feira Nacional de Artesanato começa nesta terça-feira (6) em Belo Horizonte. Cerca de 5 mil artesãos de várias partes… Leia mais..
31 Março, 2016 (Quinta)

FNA deu visibilidade ao trabalho da artesã Cris Martins

A artesã Cristiane Martins de Souza, a Cris Martins, participou pela primeira vez da Feira Nacional de Artesanato (FNA)… Leia mais..
31 Março, 2016 (Quinta)

FNA alerta sobre fraude

A Feira Nacional de Artesanato (FNA) informa que toda a sua comunicação com expositores é feita por meio de e-mails do… Leia mais..
14 Março, 2016 (Segunda)

Mitos e verdades sobre a Lei Rouanet

Estudo produzido pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro esclarece pontos polêmicos da Lei Federal… Leia mais..
29 Setembro, 2014 (Segunda)

Compradores estrangeiros avaliam artesanato mineiro para exportação

Compradores internacionais visitaram artesãos para conhecer produtos típicos, numa iniciativa de estimular as… Leia mais..
18 Setembro, 2014 (Quinta)

NOVIDADE ESPAÇO RECICLADO

O Espaço Reciclado foi criado este ano com o intuito de conscientizar a população sobre a questão da sustentabilidade… Leia mais..
18 Setembro, 2014 (Quinta)

Seja Um amigo do Artesanato

Tanto pessoas jurídicas quanto pessoas físicas podem doar recursos com 100% de abatimento no imposto de renda a pagar… Leia mais..
18 Setembro, 2014 (Quinta)

25ª Feira Nacional de Artesanato

Já foram comercializados mais de 80% de stands da feira se você ainda não adquiriu seu stand, corra, ultimas unidades… Leia mais..
11 Setembro, 2014 (Quinta)

24ª Feira Nacional de Artesanato cumpre a tradição do sucesso

O evento aconteceu entre os dias 03 a 08 de Dezembro no Expominas em Belo Horizonte A 24ª edição da Feira Nacional de… Leia mais..
30 Outubro, 2013 (Quarta)

Arte valorizada no Balneário Rincão

Cores, desenhos, aplicações, rendas e crochê, em criativos e variados pontos das mais de duzentas toalhas… Leia mais..