Maior feira de artesanato da América Latina movimenta a economia e o turismo de Belo Horizonte.
XVIII Feira Nacional de Artesanato deve atrair mais de 80 mil turistas à cidade.
De 20 a 25 de novembro, o Expominas vai receber mais de 200 mil visitantes na maior feira de artesanato da América Latina . O evento que promete movimentar R$ 70 milhões em seis dias, contribui de forma significativa para consolidar Belo Horizonte como importante centro de turismo de negócios no Brasil.
Pesquisa realizada pelo Instituto Nexus, em 2006, mostra que dos 170 mil visitantes da edição anterior, cerca de 72 mil saíram de suas cidades para visitar a Feira Nacional de Artesanato .
Visitantes Pesquisa Nexus 2006:
- Grande BH- 22.950 = 13,5%
- BH – 98.260 = 57,8%
- Interior de MG – 24.140 = 14,2%
- Outros Estados – 24.650 = 14,5%
- Compradores internacionais = 125 de 13 países
O turista de negócios é um bom consumidor: gasta em média R $ 1.283 por viagem. Já quem visita a lazer desembolsa R$ 1.073, segundo dados da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR).
De acordo com a Ministra do Turismo, Marta Suplicy, “a Feira Nacional de Artesanato gera negócios e atrai não apenas compradores, mas o turista que gosta de artesanato. A feira movimenta o turismo de Belo Horizonte, mas gera renda para os expositores que vêm de outros cantos brasileiros. A própria feira, antes e durante a sua realização, também gera empregos”.
Todo o setor de serviços da cidade se prepara para receber os cerca de 80 mil turistas esperados em Belo Horizonte nos seis dias do evento. Transportes, hotéis, agências de turismo bares e restaurantes comemoram o último grande evento da capital mineira em 2007.
Oportunidade para o setor hoteleiro confirmar o bom momento vivido esse ano. Segundo a Belotur, a taxa média de ocupação da hotelaria na capital mineira deve alcançar 75% até o fim do ano, mas na semana da feira já existem até mesmo hotéis sem quartos disponíveis. A maior procura ocorre principalmente de segunda a quinta-feira, dias de “alta temporada” do turismo de negócios. A organização da Feira Nacional de Artesanato mantém parceria com os principais hotéis da cidade que oferecem tarifas especiais nos dias de evento.
Um grupo de 15 taxistas na capital está preparado para atender os turistas de negócios. Eles se organizaram em um ponto na rua dos Guajajaras, no centro de BH. Passaram a trabalhar com uniforme e crachá para transmitir mais segurança e organização aos clientes. Em eventos como a Feira Nacional de Artesanato, os visitantes representam cerca de 60% do transporte da cooperativa. E o turista de negócios costuma desembolsar mais com o táxi já que as corridas são mais longas. Eles costumam fazer city tour e muitas vezes visitam cidades vizinhas, como Ouro Preto e Mariana.
Nas cachaçarias e lojas do Mercado Central de Belo Horizonte, em alguns casos, 80% das vendas são para turistas. O mercado é um dos locais mais procurados pelos visitantes nos dias de feira.
Cerca de 4 mil pessoas devem chegar em ônibus fretados com excursões vindas de todo país. O metrô, com acesso direto ao Expominas,é outro meio de levar os turistas ao evento. No ano passado quase 10 mil pessoas fizeram essa opção para chegar à feira. Para quem prefere ir de carro pode contar com o conforto do estacionamento com capacidade para 3 mil veículos.
É a Feira Nacional de Artesanato atraindo para Belo Horizonte turistas do exterior e de todas as partes do Brasil consolidando a capital mineira como importante centro de turismo de negócios do país.
Voltar |