|
Feira Nacional de Artesanato -
18ª edição homenageia continente com Espaço África
A Feira Nacional de Artesanato (FNA), em sua 18ª edição, faz uma justa homenagem ao continente africano.
Freqüentemente preterida, a África forneceu uma das principais matrizes para a formação da identidade cultural brasileira , aspectos que a FNA faz questão de ressaltar neste ano de 2007. Traços das culturas africanas estão presentes em todas as formas de manifestação da cultura nacional, desde a música e dança, passando pela culinária, vocabulário, até as formas de fé religiosa. Além disso, os negros, descendentes dos africanos trazidos ao Brasil durante o período da escravatura, formam uma parcela significativa da nossa população e fazem do País o segundo no mundo em número de habitantes da cor, perdendo apenas para a Nigéria . Nesse particular, é bom ressaltar que a Feria é realizada na capital do segundo Estado do país em população negra: Minas Gerias .
Com estes valores em vista, e reconhecendo a importância da contribuição africana como matriz cultural brasileira, a direção da Feira Nacional de Artesanato preparou uma vasta programação com cursos, palestras, mostras, exposições e apresentações artísticas com a participação de africanos e afro-descendentes . Além disso, diversos países do Continente Mãe - como os africanos gostam de se referir à África, e, aliás, como toda a humanidade poderia fazê-lo, já que se trata do local onde a espécie humana deu seus primeiros passos - foram convidados e estarão presentes como expositores .
A Feira separou um pavilhão especialmente para fazer esta homenagem. O “Espaço África” , como foi batizado, terá uma ambientação ricamente decorada para transportar o visitante a um recanto africano. Nele estarão os estandes dos países convidados e um bar/restaurante com o que de melhor a cozinha afro-mineira tem a oferecer. Será uma boa oportunidade para o visitante refletir sobre a influência africana em seu cotidiano, e para lembrar-se que, na oportunidade, o Brasil estará comemorando o “mês da consciência negra” - marcado pelo Dia Nacional da Consciência Negra, 02 de Novembro, data em que é lembrada a morte de Zumbi dos Palmares.
Artes plásticas
Considerado por muitos como o principal artista plástico da África , Malangatana Valente Ngwenya, ou simplesmente Malangatana , terá parte da sua obra exposta no Foyer do Expominas durante a XVIII Feira Nacional de Artesanato. O artista expõe seus trabalhos desde 1959, data de sua primeira exposição coletiva, mas fez sua primeira individual apenas dois anos mais tarde. Nascido em Matalana, província de Maputo (Moçambique), foi pastor em sua juventude, tendo sua formação colegial em escolas cristãs. Trabalhou em clube elitista, foi pajem de crianças e aprendiz de nyamussoro (médico tradicional de sua etnia), até tornar-se artista profissional. Teve, para tanto, o apoio inestimável de um arquiteto português, Miranda Guedes, que lhe cedia a garagem para ateliê e lhe comprava dois quadros por mês - por um valor muito acima do que poderia um criado negro auferir em salários naquele tempo, em Moçambique.
As pinturas de Malangatana sempre foram permeadas de referências à opressão do negro na África colonizada, tanto que chegou a ficar preso por dois anos, acusado pelo governo colonial de ter ligações coma Frelimo ( Frente de Libertação de Moçambique ) . Absolvido, chegou a envolver-se realmente com a política após a Independência, tendo sido deputado entre 1990 e 1994 (o envolvimento com a política, na luta pela independência de seus países e após a sua libertação das respectivas colônias, é característica comum a diversos artistas africanos). Depois se voltou novamente para seu trabalho artístico, que o levou a muitas partes do mundo, não limitando-se à pintura, mas sendo representada também em esculturas, painéis e tapeçaria. Suas obras estão ou foram expostas em galerias, museus, coleções particulares e espaços públicos em, pelo menos, quatro continentes. Lugares tão diversos como África do Sul, Angola, Brasil, Bulgária, a antiga Tchecoslováquia, Cuba, EUA, Espanha, Índia, Paquistão, Portugal, Inglaterra, França, Turquia, Macau, Islândia, Rússia, Suécia, Chile, Colômbia, entre outros países.
Voltar |